Android: Pesquisa de mercado

Desde o ano passado tenho um smartphone HTC Magic, com o sistema Android. Gosto muito do aparelho, mesmo ele já sendo um pouco antigo e tenha um hardware um pouco defasado, mas o Android é muito bom e me atende 100%. No entanto, os fabricantes de aparelhos com este sistema (HTC, Motorola, Samsung, entre outros) lançam seus produtos e depois não querem atualizar a versão do sosftware, problema conhecido como “fragmentação”.

Muita gente critica o Android pela fragmentação e um post que explica um pouco isto é o “Fragmentação no Android: mito ou verdade?” do excelente blog EuAndroid. A saída para este problema normalmente é a instalação de ROMs comunitárias, que são versões do Android feitas pela comunidade mundial para os aparelhos esquecidos pelas fabricantes. Eu mesmo utilizo o CyanogenMod, mas sei que a tarefa de instalar uma ROM por conta própria não é tarefa que pode ser realizada por qualquer usuário.

Para resolver este problema, pensei que os usuários poderiam querer uma saída mais fácil, mesmo que tenham que pagar por isto. Assim, lancei na semana passada uma pequena pesquisa de mercado para saber se seria viável o oferecimento de um serviço para atualização do sistema. O endereço da pesquisa é: http://va.mu/4W/ e peço a todos os leitores que espalhem a pesquisa para os conhecidos que tenham aparelhos com Android, pois só assim eu terei uma base de opiniões relevante para decidir por oferecer ou não o serviço.

Conto com vocês ;