Aprenda Git e GitHub de forma rápida

Se você trabalha com desenvolvimento de software, provavelmente já ouviu falar do Git e do GitHub, não? (Se nunca ouviu falar, você tem certeza que trabalha com desenvolvimento de software?! :P). Brincadeiras à parte, estes dois juntos revolucionaram bastante o cenário de desenvolvimento de software no mundo – o primeiro com uma proposta nova e melhor de controle de versão e o segundo com uma nova forma de colaboração e socialização na web.

Há muito tempo venho querendo aprender a trabalhar com Git e trabalhar com esta ferramenta escondido da inquisição no trabalho, mas achava que era muito complexo e precisaria dedicar muito tempo para isto. Mas há 2 semanas iniciei um grupo de estudos de criação de ROMs Android na comunidade AndroidInRio e escrevi uma lista de preparativos para nivelar todo o mundo do grupo antes de nossa primeira reunião presencial, foi quando me vi numa situação complicada. Para criação de ROMs, é praticamente obrigatório trabalhar com o código do CyanogenMOD, código este hospedado no GitHub. Mas qual tutorial Git e GitHub eu ia mandar para o grupo, se nem eu mesmo sabia trabalhar com eles?!

Foi então que comecei a buscar e me deparei com um link muito legal: http://help.github.com/. Nele, você encontrará o GitHub Bootcamp que de cara eu vi que era o tutorial perfeito para mandar para o pessoal! No primeiro passo, ele indica o site gitref.org para aprender o básico de Git. O gitref é excelente, com uma leitura fácil e direta. Em seguida no Bootcamp, existem alguns exercícios para instalação e configuração do Git em sua máquina e as tarefas básicas do GitHub, como criar um repositório remoto, fazer fork do projeto de outras pessoas e se socializar.

Enfim, este blablabla todo foi para dizer uma coisa: se você, como eu estava antes, está achando que aprender Git é muito complexo e demorado, faça já o GitHub Bootcamp e, de bônus, entre para a rede social mais útil do mundo! E não se esqueça de me seguir no GitHub em github.com/rcsilva83.