Dingoo: Diversão movida a Linux na palma de sua mão

Se você procura um dispositivo para se divertir em qualquer lugar, que seja barato o suficiente para o ladrão não querer roubar e que seja totalmente “hackeável”, você agora vai conhecer seu sonho de consumo: Dingoo! Há alguns meses comprei um por US$ 83,00 (com frete grátis) na DealExtreme , na cor preta (mas também tem branco) e estou bastante satisfeito.

Ele é basicamente um mini game de emuladores. Suporta jogos de Super Nintendo, Game Boy Advanced, Mega Drive, NeoGeo, Atari, entre outros. Com 4 GB de memória interna, expansíveis por cartão de memória miniSD, cabe muito jogo bom! Além disso, ele também tem:

  • Tocador de vídeos com suporte a diversos formatos (infelizmente sem suporte a legendas);
  • Tocador de música com suporte a diversos formatos (só faltou o suporte a OGG);
  • Sintonizador de rádio FM;
  • Gravador de som;
  • Saída para TV;
  • Isso é o que já vem de fábrica, pois você também pode instalar outros emuladores desenvolvidos pela comunidade do aparelho e, o que é o melhor: você pode instalar Linux nele!

    Entra em cena o Dingux!

    O Dingux é uma versão otimizada do Linux feita pela comunidade especialmente para o aparelho. Vale salientar que ele ainda é um trabalho em desenvolvimento e ainda não está 100% estável e completo a ponto de substituir o firmware nativo, sendo necessário o dual-boot. No entanto, por experiência, posso afirmar que ele é bastante estável para uso cotidiano.

    Mas qual a vantagem do Dingux? A grande vantagem é que, por ser Linux, diversos softwares feitos para este sistema operacional já tem versão para rodar no aparelho. Vale destacar:

    Alguns pontos negativos do firmware alternativo é que a saída para TV ainda não funciona e ainda não portaram nenhum leitor de PDF (mas acredito em em breve terá, pois muito gente quer). Mesmo assim, o Dingux expande em muito as funcionalidades do Dingoo.

    Por hora ficarei devendo um tutorial de instalação do Dingux para um outro post e deixo dois links abaixo para poder conhecer melhor este excelente brinquedo. Até lá!

    Links: