Distribuindo gratuitamente sua música para o Spotify

Atualmente uma das formas mais práticas de escutar música é através de serviços de streaming, como Spotify, Deezer, Apple Music, Google Play Music etc. Para todos que são viciados em música (como eu), sempre recomendo estes serviços, pois temos acesso a um acervo de músicas praticamente ilimitado e disponível em qualquer lugar!

Para quem é músico autoral, é extremamente importante que sua música esteja presente lá, pois é um mercado que já rende muito mais que o CD físico e só tende a crescer! No entanto, vejo que a maioria dos músicos não sabe como fazer ou simplesmente acha que é impossível fazer isso sem uma gravadora.

Neste artigo vou mostrar que é simples (e pode ser gratuito) distribuir sua músicas para os serviços de streaming, que tornará mais fácil suas composições serem encontradas e ainda te render algum lucro!

Distribuição de música: visão geral

Para colocar sua música online, caso seja um artista independente, você deverá utilizar um distribuidor como intermediário entre você e os diversos serviços de streaming existentes. Existem inúmeros distribuidores, cada um praticando diferentes formas de cobrança e oferecendo diferentes serviços. O mais conhecido é o CD Baby, que possui excelentes opções de serviço (até mesmo venda de CDs físicos) e cobra uma taxa por cada álbum ou single cadastrado além de um pequeno percentual das vendas.

No entanto, muitas vezes para o artista iniciante ainda não sabe qual o será o retorno financeiro que terá e o pagamento de taxa inicial pode ser uma barreira de entrada. Um amigo meu havia me falado do OneRPM, que oferece serviços mais limitados, mas não cobra nenhuma taxa inicial, ficando apenas com um percentual um pouco maior das vendas. O grande problema deste distribuidor é que, na opção gratuita, ele não ditribui para o iTunes/Apple Music, uma das lojas com maior número assinantes. Então resolvi pesquisar opções de distribuidores gratuitos que pudessem oferecer serviços mais abrangentes.

Comparando os distribuidores gratuitos

Em minha pesquisa, encontrei outras duas boas opções de distribuidores gratuitos: Freshtunes e Routenote. No quadro abaixo, é possível comparar a forma de cobrança de cada um deles e os serviços que oferecem. Estão destacados os pontos negativos e listei as lojas numa ordem aproximada de popularidade, para facilitar a comparação. Aqueles marcados com “EUA” são lojas muito populares no mercado americano.

  OneRPM Freshtunes Routenote
Interface em português Sim Sim Não
Comissão das vendas 15% 0% 15%
Pagamento mínimo (*) $0 Múltiplos de $25 $50
Serviços mais populares:      
Spotify Sim Sim Sim
iTunes/Apple Music Não Sim Sim
Deezer/Tim Music Sim Sim Sim
Google Play Music Sim Sim Sim
Napster/Vivo Musica Sim Não Sim
Claro Música Não Sim Sim
Tidal Não Não Sim
YouTube (**) Sim Sim Sim
Soundcloud (**) Sim Não Sim
Pandora (EUA) Sim Não Sim
Amazon (EUA) Não Sim Sim
Outros Groove, Guvera, Audible Magic, Shazam, Gracenote Shazam, Yadex Music, Zvook, Saavn, Akazoo Groove, Omnifone, eMusic, WiMp, Shazam, Mix Radio, Juke mymusic, Angahami, Gracenote, Kanjian

(*) É o valor que você tem que acumular em vendas para que o distribuidor te transfira o dinheiro.

(**) O YouTube e o Soundcloud funcionam de forma diferente, pois são plataformas onde os próprios usuários postam as músicas. Então, o que os distribuidores irão fazer é rastrear todas as postagem onde sua música é usada e direcionar toda a renda de publicidade para você.

Conclusão

Então qual é o melhor distribuidor gratuito? Como em todo bom comparativo a resposta é: depende.

Depois de distribuir, divulgue!

Mas tenha em mente que não é só porque você distribuiu sua música para as principais lojas da internet que sua música vai ser descoberta por todos. Você tem que fazê-la chegar aos seus potenciais ouvintes! Para saber como fazer isso, deixo aí abaixo alguns links de sites que publicam conteúdos muito interessantes: