Ear Training

Como músico (mesmo que amador), estou sempre estudando e tentando manter os ouvidos bem apurados. Já comentei algumas vezes aqui no blog sobre os cursos de música do Coursera e um deles, o Developing Your Musicianship, foi onde ouvi falar pela primeira vez do “ear training”.

Este “treino de ouvido” consiste em fazer exercícios que nos ajudam a identificar intervalos entre duas notas musicais. Por exemplo, com um ouvido treinado, você conseguirá identificar ouvindo uma nota “dó” seguida de uma “mi” como um intervalo de “terça”. Veja que isto é diferente do “ouvido absoluto”, quando a pessoa consegue identificar um “mi” sem qualquer tipo de referência extra.

Outro benefício do ear training é o de conseguir identificar, dada uma escala, qual é o itervalo da nota tocada em relação à tônica. Por exemplo, dado uma escala de Dó Maior, você conseguirá identificar um intervalo de uma “quinta” quando uma nota “sol” for tocada. Interessante, né? Mas como treinar?

Functional Ear Training

Sendo eu baterista, não tenho muito contato com instrumentos harmônicos e melódicos, então a melhor alternativa que encontrei para fazer o ear training é com ajuda de um aplicativo e o melhor que encontrei foi o Functional Ear Trainer. Tenho reservado 10 minutos por dia para fazer estes exercícios.

Primeiro menu

Disponível para desktop, Android e iOS, este aplicativo se baseia num método para identificar as notas dentro de uma determinada escala e trabalha com níveis predefinidos e treinos personalizados. Os 4 níveis básicos podem ser vistos na imagem abaixo.

Segundo menu

Dentro de cada nível, existem 8 subníveis progressivamente mais difíceis que você treina até conseguir 90% de acerto para ir ao próximo. Eles são:

  1. Escala de dó (primeira metade de uma oitava)
  2. Escala de dó (segunda metade de uma oitava)
  3. Escala de dó (uma oitava inteira)
  4. Escala de dó (várias oitavas)
  5. Escala aleatórias, exceto dó (uma oitava)
  6. Escala aleatórias, exceto dó (várias oitavas)
  7. Escala aleatórias (uma oitava)
  8. Escala aleatórias (várias oitavas)

Na imagem abaixo você pode ver que estou no subnível 5 do nível “Escala Maior”.

Terceiro menu

Ele ainda tem um gráfico com o histórico de tentativas naquele subnível, que é muito interessante para ver a nossa evolução!

Histórico

Se te interessou, lembre-se: tente reservar 10 minutos por dia para exercitar seu ouvido. Tenha paciência que não é fácil, mas, com persistência, você conseguirá melhorar bastante sua percepção musical!