Entrando em forma com Android

Depois de muito tempo sem escrever aqui no blog, tento voltar à ativa com um artigo um tanto quanto diferente: um artigo falando sobre exercício físico! Mas, como todo nerd, até para isto eu preciso da tecnologia junto a mim, neste caso um smartphone Android.

Utilizando o ZTD, uma das minhas metas é voltar ao meu peso ideal. Há muito tempo que estava com sobrepeso e a situação estava piorando lentamente. Após uma passagem pela academia, comecei a correr na rua utilizando um aplicativo móvel para monitorar minhas atividades.

O corredor (ou quase isto)

A dica veio do meu amigo Saulo Andrade, futuro maratonista, que já utilizava há algum tempo o aplicativo RunKeeper. Ao começar a correr, você abre o RunKeeper e ele busca sua localização pelo GPS. Assim que ela for localizada, você marca o início da atividade e ele começa a te monitorar. De tempos em tempos (configurável), ele dá um resumo em áudio de como anda sua atividade. Por isso, eu sempre corro com um fone de ouvido bluetooth, ouvindo boa música (normalmente AC/DC para empolgar mais \o/).

O legal deste aplicativo é que seu site é uma espécie de rede social, onde você pode compartilhar com seus amigos suas atividades e ver as deles. Isto é algo muito bom e recomendado pelo ZTD, pois você torna público entre seu círculo de amigos a evolução de sua meta, aumentando sua dedicação para alcançá-la.

Um pouco de supervisão

No entanto, todo o mundo sabe, fazer exercício físico sem acompanhamento profissional é perigoso. Apesar de estar repetindo o que aprendi no tempo em que fiquei na academia, com o tempo eu passei a ficar um pouco incomodado com a situação de correr por minha conta.

O RunKeeper tem alguns planos de treino criados por especialistas que você pode comprar e ter acompanhamento deles. Estava quase comprando, pois o valor é bastante aceitável e, como eu queria continuar correndo ao ar livre e não voltar para academia, seria mais barato do que contratar um personal trainer.

No entanto, neste meio tempo ouvi o episódio 24 do AndroidCast, onde apresentaram outras opções de aplicativos. Foi então que conheci o Adidas micoach, que, além de monitorar os treinos, também tem planos de treino desenvolvidos por especialistas. O melhor é que é tudo gratuito!

RunKeeper + micoach

Como juntar o melhor dos mundos? O micoach é o aplicativo ideal para utilizar durante as atividades, pois te guia de acordo com o planejamento, mas o RunKeeper é onde estão meus amigos.

Outro grande problema é que o aplicativo da Adidas não te deixa importar os dados de treinos feitos em outros aplicativos, significando que eu perderia todo o meu histórico de corridas. Por sorte, é possível exportar os dados do micoach através do site Running Free e importá-los para o RunKeeper.

Sendo assim, consegui juntar o melhor das duas aplicações: utilizar o aplicativo da Adidas para um treino correto e supervisionado, mas com todos os dados no RunKeeper, onde estão meus amigos e posso continuar publicando a evolução da minha meta de voltar ao meu peso ideal!