Task Coach: ótimo software de gestão de tarefas

Ultimamente tenho usado em meu trabalho um programinha muito interessante para medir gestão de tarefas: o Task Coach. Ele é livre, feito em Python (ou seja, multi-plataforma), bastante completo e simples de usar. Aí alguém vai perguntar: “mas qual é a diferença dele para o ótimo site Remember The Milk?” Remember The Milk é imbatível para tarefas que tem um prazo para serem concluídos, até por ser web, e estar disponível em qualquer lugar, e suas excelentes opções de notificação. Isso é algo que o Task Coach também faz, mas seu principal atrativo (na minha opinião) é contador de esforço.

O contador de esforço é algo especialmente importante no trabalho, pois nos permite ver quanto tempo estamos nos dedicando a cada tarefa. E seu funcionamento é muito simples:

  1. Na primeira vez que abrir o programa, feche a janela “Categories”;
  2. Clique no menu “View”, “New Viewer” e na opção “Effort” (é aí que as coisas começam a ficar interessantes);
  3. Se preferir (como eu), coloque a janela “Tasks” do lado esquerdo;
  4. Cadastre todas as suas tarefas (inclusive “Ler e-mail/Notícias no Google Reader” :);
  5. Para começar a contar o esforço, é só clicar no botão “Start tracking effort” (com ícone de um relógio);
  6. Para parar de contar, clique no botão ao lado “Stop tracking effort”;

Para ficar ainda melhor, vá em “Edit” -> “Preferences”:

  • Na seção “Window behavior”, habilite as opções “Hide main window when iconized” e “Minimize main window when closed”: isto fará com que ele fique sempre aberto, sem incomodar como uma janela aberta;
  • Na seção “Files”, habilite a opção”Auto save after every change”: isto fará com que ele salve as informações a cada ação.

Utilize como um software de produtividade pessoal  ao invés de pensar nela como “a arma que seu gerente precisava”. Ainda estou me acostumando a contabilizar corretamente todas as minhas atividades, mas a praticidade da ferramenta ajuda muito!

Cursos da SL-RJ no Free Software Rio 2008

O SLRJ, grupo do Software Livre do Rio de Janeiro, marcará presença na edição 2008 do Free Software Rio, que acontecerá nos dias 08 e 09 de Dezembro, no Centro de Convenções Bolsa do Rio, Praça XV de Novembro, 20 – Centro.

Como não poderia deixar de acontecer, estaremos  ministrando mini-cursos no local. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 e será feita no dia do evento. O grupo disponibilizará ingressos gratuitos do evento para os inscritos nos mini-cursos. É uma grande oportunidade para que o público tenha contato com as mais variadas vertentes do Software Livre. Contamos com a sua presença!

Hora Dia 8 Dia 9
9h às 13h Introdução ao Python -
Luiz Guilherme Aldabalde
Inkscape -
Carlos Eduardo (Cadunico)
14h às 18h Shell Script -
Júlio C. Neves
Autoria de Aplicações Multimídia para TV Digital Brasileiro -
Rafael Carvalho


Deluge: meu novo software de torrent preferido!

Há algum tempo venho procurando um bom cliente BitTorrent para usar no Ubuntu. Utilizava o Azureus, que tinha bastante recursos e diversos plugins, mas ele é excessivamente complexo de configurar e muito pesado. Com o Ubuntu Hardy Heron, o Transmission foi trazido como o padrão, mas ele não vinha com opções de criptografia, necessárias na luta contra o “traffic shaping” da NET. Foi então, que nas “naveganças” pela Internet que encontrei o Deluge sendo bastante elogiado. Então resolvi testá-lo.

Seguindo bastante a linha dos programas GTK, o Deluge tem a interface bastante “clean”, que torna o aprendizado fácil e uso agradável. Sua organização é tão boa que sem abrir nenhuma janela, apenas mudando de abas na parte inferior da tela, conseguimos ter todas as informações do download. Além disso, ele tem diversos plugins a disposição. Quem usa Linux com interface Gnome (como o Ubuntu), aconselho o teste.

I GNUGRAF

Vai acontecer no próximo dia 30/08, no Rio de Janeiro, o I GNUGRAF. O GNUGRAF é um evento que visa difundir o uso das ferramentas artísticas de software livre para profissionais e estudantes e entusiastas da área de propaganda, design, vídeo, animação, produção musical, fotografia e áreas afins. Vai ser um dia inteiro com palestras muito interessantes para quem quer aprender algo de novo e descobrir como é possível criar trabalho artístico de nível profissional sem ser preciso recorrer às caríssimas ferramentas pagas! Se este não é o seu perfil, mas conhece alguém que se interessaria, por favor encaminhe o e-mail para a pessoa.

O site do evento para obter maiores informações, grade de palestras e inscrição é http://www.gnugraf.org/. O local é de fácil acesso, no campus Presidente Vargas da Universidade Estácio de Sá, o que facilita muito para quem mora longe.

SWFdec corrige problema do "wmode"

Ótimas notícias para os usuários de Linux! No último dia 15 de junho, foi lançada a versão 0.7.2 do flash player livre SWFdec corrige um problema velho conhecido: a falta de suporte ao “windowless mode” (ou simplesmente, “wmode”). Este problema é o causador da falta de transparência nas animações redimensionáveis e da sobreposição de todo o conteúdo da página por elas.

Infelizmente, esta ainda é uma versão de desenvolvimento e o comunicado de lançamento diz que o suporte “ainda não está perfeito que o poderá causar alguns problemas nos browsers baseados no Mozilla”. Quem quiser a versão estável terá que esperar até setembro, quando será lançada a versão 0.8.0.