Resenha: RESTful Web Services Cookbook

Recentemente mudei de emprego e tenho trabalhado num projeto de um web service REST. É um meu primeiro projeto utilizando este estilo arquitetural, mas eu sempre tive muito interesse nele.

Como estava sem nada para ler, resolvi comprar um livro que pudesse me ajudar no meu trabalho além de abordar um assunto que há muito tempo estava querendo me aprofundar: um livro sobre REST.

Foi então que encontrei os livros “RESTful Web Services Cookbook” e “REST in Practice“, ambos com excelentes notas e comentários na Amazon. Decidi começar os estudos pelo primeiro, por sua abordagem mais prática que seria mais útil para ser aplicado num projeto em andamento, e é sobre ele que irei escrever.

Capa do livro "Restful Web Services Cookbook"Estrutura do livro

O RESTful Web Services Cookbook, como o nome diz, é um livro de receitas (“cookbook”) com soluções para problemas comuns no desenvolvimento de web services REST. É um livro ideal para você ter ao lado de sua estação de trabalho para fazer consultas sobre tópicos bastante específicos.

A cada receita, o autor descreve um problema e sua solução de forma sucinta e objetiva. Em seguida, ele discute a razão da solução ter sido escolhida, exemplifica sua implementação e, em muitas vezes, dá alternativas. Sendo assim, o leitor além de ter um guia para aplicação rápida de soluções, também terá a oportunidade de entender profundamente a solução e, assim, reforçar seu conhecimento da tecnologia.

Didática

A didática do autor é excelente, sempre explicando cada tópico de forma bastante clara. Apesar deste ser um típico livro para consultas, a leitura do início ao fim (como estou fazendo) é bastante prazerosa.

Outro ponto muito positivo é que ele não se prende à teoria. Ele explica que existem situações onde a solução mais “RESTful” não é a ideal para o cliente que utiliza o serviço e dá as soluções alternativas, dizendo os prós e os contras de cada uma.

Conclusão

Ainda não terminei o livro (estou no finalzinho), mas já tenho plena capacidade de recomendá-lo para qualquer pessoa que esteja trabalhando com web services REST (independenta da tecnologia utilizada). Este é aquele livro que você irá consultar quando encontrar uma situação um pouco diferente do mundo perfeito da teoria e precisa de uma abordagem mais prática.