Task Coach: ótimo software de gestão de tarefas

Ultimamente tenho usado em meu trabalho um programinha muito interessante para medir gestão de tarefas: o Task Coach. Ele é livre, feito em Python (ou seja, multi-plataforma), bastante completo e simples de usar. Aí alguém vai perguntar: “mas qual é a diferença dele para o ótimo site Remember The Milk?” Remember The Milk é imbatível para tarefas que tem um prazo para serem concluídos, até por ser web, e estar disponível em qualquer lugar, e suas excelentes opções de notificação. Isso é algo que o Task Coach também faz, mas seu principal atrativo (na minha opinião) é contador de esforço.

O contador de esforço é algo especialmente importante no trabalho, pois nos permite ver quanto tempo estamos nos dedicando a cada tarefa. E seu funcionamento é muito simples:

  1. Na primeira vez que abrir o programa, feche a janela “Categories”;
  2. Clique no menu “View”, “New Viewer” e na opção “Effort” (é aí que as coisas começam a ficar interessantes);
  3. Se preferir (como eu), coloque a janela “Tasks” do lado esquerdo;
  4. Cadastre todas as suas tarefas (inclusive “Ler e-mail/Notícias no Google Reader” :);
  5. Para começar a contar o esforço, é só clicar no botão “Start tracking effort” (com ícone de um relógio);
  6. Para parar de contar, clique no botão ao lado “Stop tracking effort”;

Para ficar ainda melhor, vá em “Edit” -> “Preferences”:

Utilize como um software de produtividade pessoal  ao invés de pensar nela como “a arma que seu gerente precisava”. Ainda estou me acostumando a contabilizar corretamente todas as minhas atividades, mas a praticidade da ferramenta ajuda muito!