Testes de fim de semana – parte 1: GnomeDo

Os dias úteis são sempre complicados para tirarmos um tempinho para diversão, como testar “programinhas” no computador. Este fim de semana testei dois programas (para Linux, claro) que estou com vontade de testar à muito tempo e abaixo falarei sobre o primeiro deles: o GnomeDo.

Tenho muito ouvido falar da ferramenta GnomeDo, que promete agilizar qualquer tarefa que quisermos realizar ao computador. A instalação no Ubuntu Hardy é muito fácil, já que ele está no repositório, mas o repositório tem poucos plugins e não cheguei a instalar nenhuma outro manualmente, apesar do processo parecer simples.

Instalado, vamos utilizá-lo e, para tal, é preciso deixá-lo rodando em “background” com o comando:

gnome-do --quiet

Desta forma, basta utilizar o atalho “super + espaço” (onde super é o botão Windows do teclado) que a tela do GnomeDo aparecerá. Ao começar a digitar, ele vai tentando adivinhar progressivamente a tarefa que se deseja realizar. É realmente muito fácil de se usar e traz uma praticidade muito grande! Quer ouvir música? Para que utilizar o mouse e procurar o reprodutor no menu “Sons”? “Super + espaço” seguido de “música” já resolve o problema! Claro que para ser mais prático, o ideal é adicioná-lo aos programa que iniciam junto com a sessão, para ele já ficar disponível após o boot.

GnomeDo em ação (prestes a buscar no Wikipedia pela minha banda favorita!)

Ok, nem tudo são flores. Um problema que encontrei é que nem sempre o que se deseja fazer está escrito da forma como desejamos. Por exemplo, se desejar encontrar um arquivo através do Tracker (software de busca “full-text” rápida e indexação de arquivos, equivalente ao Google Desktop ou ao Beagle), o mais lógico seria escrever “encontrar”, “buscar” ou até “search”, mas nada disso funciona. Para abrir a janela do tracker deve-se escrever “tracker” ou “pesquisa” e colocar a seta para baixo para selecioná-lo, pois a opção que aparece da primeira vez é a ferramenta de configuração. Pelo menos ele é inteligente e da próxima vez que se digita “pesquisa”, ele já o coloca como primeira opção.

Resumo, o GnomeDo é muito útil e agiliza muito as tarefas do dia-a-dia. Gostei muito do atalho “super + espaço” e da sua forma de uso. Mas uma sugestão que darei ao desenvolvedor é possibilitar o uso de lista de sinônimos e não apenas a busca pelo nome que os programa estão escrito no menu.

A parte 2 já está escrita e já pode ser lida; fala sobre o AWN. Abraço!