Transferência de arquivos do Linux para o Android sem complicações

Desde que comprei meu celular novo, com Android 4, passei a ter muitos problemas para transferir arquivos para ele através do Linux. O problema é que, a partir da versão 3 do Android, a transferência de arquivos via cabo USB é feita utilizando o protocolo MTP, que traz a vantagem de não bloquear o cartão SD. Ou seja, você não precisa parar de ouvir música no celular para transferir mais músicas! No entanto, a implementação atual do MTP do Linux não tem uma compatibilidade muito boa com a implementação do Android – às vezes funciona e às vezes não.

Cansado desta situação, resolvi encontrar uma solução e acabei encontrando algo muito melhor: o AirDroid. Ele é um aplicativo móvel que carrega uma aplicação web no próprio aparelho e que você pode acessar de um navegador do seu computador! Além de transferir arquivos dá para fazer muito mais com ele, como pode ver na tela abaixo.

Tela do AirDroid

Resumindo: procurava uma solução para resolver meu problema de transferência de arquivos via cabo USB para o Android e acabei com uma solução muito mais completa. E, o melhor: sem precisar mais de cabos! Realmente o AirDroid virou o mais novo aplicativo Android essencial para mim :)

**Atualização: **O Ubuntu, a partir da versão 13.04, já vem com suporte ao protocolo MTP compatível com o Android nativamente.